sexta-feira, 22 de abril de 2016

Estufado de Beringela e Grão com Millet e Harissa

Os dias deste Abril têm estado cinzentos e eu tenho andado com as crises das alergias do costume e meio doente e por isso só me apetece comida de tacho, daquela comida quentinha que nos reconforta sempre. 
Um dia destes vi uma publicação do Jamie Oliver com umas beringelas recheadas picantes com harissa e fiquei logo intrigada. Andei a pesquisar pela internet mas afinal o prato só é servido nos restaurantes dele.
Como há pouca coisa que me demova lá andei de pesquisa em pesquisa à procura de alguma receita parecida que me servisse de inspiração, por fiquei com muita vontade de experimentar aquilo e tinha aqui umas beringelas biológicas em casa mesmo a pedi-las. Encontrei esta que para variar levou o meu toque pessoal e a adaptação para gluten free.
Harissa, para quem não sabe é uma pasta que se usa em pratos variados no Norte de África e é uma mistura de malagueta com paprica, pimenta caiena, cominhos e outras especiarias com azeite.


Se quiserem tornar o prato completamente vegan basta não adicionar os ovos que realmente se tornaram perfeitamente dispensáveis.
É um prato muito saciante e cheio de proteína vegetal. Esta dose deu para 3 refeições individuais.
Espero que gostem. 

Vão precisar de:

- 1 beringela média
- 1 talo de aipo picado
- 1 lata de grão cozido pequena
- 1 lata de tomate em pedaços pequena
- 2 chalotas
- 1 dente de alho grande
- 3 colheres sobremesa de pasta Harissa (comprei no Jumbo)
- 2 colheres sopa de azeite
- 1 pau de canela
- 1 colher chá de açúcar mascavado
- 50g de millet
- água ou caldo de legumes q.b.
- 3 ovos biológicos (usei os das galinhas do pai)
- sal grosso integral
- sal e pimenta q.b.
- salsa fresca picada
- gomos de 1 limão para finalizar
 
Começar por cortar a beringela em cubos pequenos. Polvilhar com sal grosso e deixar num escorredor alguns minutos. Escorrer o grão, passa-lo por água fria e reservar.
Enquanto isso picar as chalotas e o talo de aipo e colocar ao lume com o azeite e o dente de alho esmagado. Quando a cebola estiver transparente juntar a beringela escorrida e passada por água para eliminar os vestígios de sal e deixar cozinhar cerca de 5 minutos até a beringela murchar e ficar ligeiramente castanha. 


Juntar ao que está ao lume a pasta Harissa, o grão escorrido assim como o tomate em pedaços, o pau de canela, o açúcar e água (cerca de 150 ml). Adicionar sal e pimenta a gosto. Tapar e deixar cozinhar por outros 5 minutos aproximadamente. 

Passado este tempo adicionar o millet e mais água se for necessário e deixar ao lume tapado um minuto.

Partir os ovos, um a um para uma taça e adicionar ao estufado, fazendo umas covas para os colocar. Temperar os ovos com um pouco de pimenta e sal (eu tenho misturados num moinho), tapar e deixar cozinhar os ovos durante cerca de 12 minutos. Na fase final retirar a tampa para apurar o molho.

Polvilhar com salsa picada fresca, que eu não tinha e por isso usei congelada.

Quando servir adicionar gomos de limão para espremer sobre o prato. 

Bom apetite.
 
 

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Malvada Culinária Template by Ipietoon Cute Blog Design