segunda-feira, 7 de março de 2016

Bibimbap Vegetariano

O Bibimbap é um prato coreano que eu decidi hoje fazer para o jantar depois de ter encontrado aqui uma receita adaptada mais saudável e vegetariana. Basicamente é uma mistura de arroz que deve ser servida com um ovo estrelado por cima. Eu quis torna-la mesmo saudável e adicionei um ovo estrelado...em água. Sem gordura absolutamente nenhuma.
Se quiserem tornar o plano completamente vegan basta eliminar o ovo, mas então não será bibimbap.
Deixo-vos a receita para uma pessoa, que foi a dose hoje aqui em casa.
Uma taça cheia só para mim. E que bem que soube.
A dose que deixo de arroz integral é para mais que uma pessoa, podem depois guardar no frigorifico, aguenta mais ou menos 3 dias e podem usar para uma salada ou acompanhar outro prato.

Vão precisar de:

ARROZ
- 1 chávena de arroz integral
- 2 chávenas de água
- 1 colher café de manteiga, usei vegetal (opcional)
- sal q.b.

MISTURA DE LEGUMES

- 1 colher sobremesa de óleo de sésamo
- 1/2 colher sopa de gengibre picado fresco
- 1/2 pimento chili verde
- 1 dente de alho grande
- 1/2 curgete
- 1 cogumelo Portobello grande
- 4 folhas de couve Kale
- 1/2 ou 1 abacate
- Molho Sriracha (molho de pimenta tailandês com um gosto característico)

- 1 ovo
- água q.b.

Começar por cozinhar o arroz integral pois é o que demora mais tempo, o resto é bastante rápido. Eu utilizo a técnica que a Mafalda Pinto Leite tem no seu livro As Receitas da Mafalda, mas deixo cozinhar um pouco menos porque gosto do arroz "al dente".
Numa caçarola colocar as duas chávenas de água e levar ao lume. Assim que ferver deitar a chávena de arroz, temperar com sal a gosto e deitar a manteiga. Tapar e colocar em lume baixinho e deixar ficar até estar cozido. No livro a Mafalda recomenda 45m para esta dose, eu costumo fazer cerca de 30 minutos e fica como gosto. Reservar.

Numa frigideira antiaderente ou num wok colocar o óleo de sésamo, o alho e o gengibre picados e adicionar a curgete  e o cogumelo fatiado. Deixar fritar até amolecer ligeiramente. Cuidado para não ficar muito em papa. Eu gosto dos legumes como o arroz, ligeiramente estaladiços.
Retirar os legumes para um prato e reservar. Tentar deixar um pouco de alho e gengibre picado na frigideira.
Na mesma frigideira deitar as folhas de couve kale (já encontrei facilmente à venda numa grande superfície) e 2 colheres de sopa de água e deixar amolecer. Deve adicionar-se água para o alho não queimar, caso contrário fica com um gosto mau. Aprendi a fazer assim a couve chinesa Pak Choi e usei a mesma técnica. Se a água evaporar adicionar mais até a couve estar a gosto. Podem depois deixa-la fritar ligeiramente.

Numa frigideira pequena colocar água ao lume até ferver, deitar uma a duas gotas de vinagre e adicionar o ovo sem mexer na água. Deixar "fritar" a gosto e retirar para um prato para ficar sem água. Garanto que apesar de estranho fica igual a um ovo estrelado e é muito mais saudável. O ovo fica melhor se ficar mal cozinhado. Uma das coisas boas do bibimbap é deixar a gema escorrer e ensopar o arroz.

Numa tigela colocar uma base de arroz e por cima, e dos lados os legumes em montes, separadamente. Colocar o ovo por cima e um pouco de molho Sriracha. Pode parecer esquisito mas faz toda a diferença.

Fatiar um abacate e colocar no prato para acompanhar.

Bom apetite!


Nota: esqueci-me de polvilhar com sementes de sésamo, fica muito bom.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Malvada Culinária Template by Ipietoon Cute Blog Design