Apesar de também ter escrito no titulo desta mensagem mini folares, a verdade é que esta é uma versão hibrida entre folares portugueses e a versão internacional "hot cross buns".
A minha máquina de fazer pão avariou e não tenho bimby portanto sem a opção de amassar sem ser à moda antiga este ano abdiquei da receita tradicional de família (que fiz o ano passado -aqui-) e arranjei maneira de fazer outra, a minha, num cruzamento entre a versão internacional e a portuguesa.
Para além disso tinha ido às compras ao supermercado chinês no Martim Moniz ontem e trouxe uma mistura de 13 especiarias (erva doce, funcho, canela, funcho, laranja, ...) que estava doida por experimentar e pareceu-me ser a altura e receita ideais.
O resultado foi muito bom e confesso que gosto muito mais desta minha versão, mais "leve". Decidi chamar-lhes Heart Cross Buns por esta ser uma altura em que me traz sempre as boas recordações da minha bisavó Rita a ideia original era desenhar-lhes uns corações em vez das cruzes mas esta foi a parte que não saiu tão bem. Omiti as passas tradicionais da receita original porque queria que fossem mais parecidos com os meus folares.
Esta é também uma versão sem açúcar refinado e a inspiração veio daqui.
Vão precisar de:
- 1 chávena de leite quente (usei leite de soja) + 2 colheres sopa para finalizar
- 2 pacotes de levedura instantânea
- 500 gr de mistura de farinhas sem gluten (usei a minha mistura que descrevo abaixo)
- 1 colher sopa de mistura de 13 especiarias chinesas
- 1 colher sopa de canela
- 1/2 colher sopa de gengibre em pó
- 1 colher sopa de sal
- raspa de uma laranja
- raspa de um limão
- 2 colheres de sobremesa de aguardente de medronho
- 1/2 chávena de mel + 1 colher sopa
- 4 ovos pequenos
- 100g de manteiga derretida
- óleo vegetal q.b.
- manteiga q.b. para untar no fim.
Começar por misturar bem as farinhas numa tigela grande: 250 de mistura de farinha para pão (usei da marca Continente); 100g farinha de arroz; 100g farinha de trigo sarraceno; 25g de fécula de batata e 25g de fécula de tapioca; 1 colher sobremesa de goma xantana e 1 colher sopa bem cheia de sementes de psyllium. A esta mistura juntar as especiarias, canela, gengibre em pó, o sal e as raspas de laranja e limão, misturar bem e reservar.
Num recipiente juntar à levedura, a colher de sopa de mel e adicionar o leite quente (atenção que não deve estar demasiado quente senão "mata" o fermento). Misturar bem e reservar pelo menos 5 minutos até fermentar.
Enquanto isso bater os ovos com a 1/2 chávena de mel e adicionar a manteiga derretida e a aguardente.
Juntar esta mistura à mistura das farinhas e misturar bem, em seguida adicionar o fermento e mexer bem. Tapar a massa com um pano húmido e reservar meia hora em local quente. Eu costumo tapar com uma manta e apenas ter cuidado para não apanhar correntes de ar.
Findo este tempo forrar dois tabuleiros com papel vegetal e untando as mãos com óleo, para a massa não pegar, formar bolinhas pequenas (dá para cerca de 20) e coloca-las espaçadamente nos tabuleiros.Com uma tesoura fazer cruzes por cima, ou com uma forma de bolos os corações - espero que tenham mais sorte que eu -.
Voltar a tapar e reservar no mínimo uma hora para que levedem bem.
Antes de ir ao forno pincelar com leite.
Pré aquecer o forno a 180º. Cozer durante cerca de 20minutos vigiando sempre porque o leite em cima faz com que fiquem castanhos rapidamente.
Retirar do forno e unta-los com manteiga enquanto estão quentes para ficarem brilhantes.
Ficaram muito bons e o cheirinho em casa enquanto estão no forno é qualquer coisa de absolutamente divinal.
Não resisti a provar um ainda morno, estava levezinho e muito saboroso.
Boa Páscoa!


0 comentários:
Enviar um comentário