Esta foi também uma das minhas experiências mais bem sucedidas. Andei na internet à procura de ma boa receita de cogumelos recheados pois tinha aqui uns Portobello mesmo "a pedi-las", encontrei uma que adaptei ao que tinha em casa e ao meu gosto pessoal. Adaptem também de acordo com o vosso gosto, essa é a parte melhor de cozinhar.
O molho de tomate à parte foi uma excelente ideia. A inspiração veio daqui.
O acompanhamento de chips de beterraba surgiu por ter visto uma publicação da Mafalda nesse dia e por achar que ficava aqui bem. E ficou mesmo.
Espero que gostem.
A receita dá para duas doses.
Vão precisar de:
Para os cogumelos:
- 2 cogumelos Portobello grandes
- 2 mãos cheias de folhas de espinafre baby
- 1 mão cheia de cogumelos shitake secos
- 1 chalota
- 1 colher sopa de tomate seco
- 1 dente de alho
- Pimenta preta q.b.
- Flocos de chili q.b.
- Folhas de manjericão fresco q.b.
- 1 colher sopa de azeite
- Queijo Gran Padano ralado q.b.
- 1 queijo mozarela fresco
Para a quinoa:
- 2/3 chávena de quinoa
- sal q.b.
- 1 colher sobremesa de manteiga
- 1 + 1/3 chávena de água
Para o molho de tomate:
- 1 chalota picada
- 1 dente de alho picado
- 1/2 talo de aipo picado
- 1/2 lata de tomate triturado
- 1 colher café de açúcar mascavado
- 1 colher sopa de azeite
- sal e pimenta preta q.b.
Para os chips de beterraba:
- 2 beterrabas descascadas frescas
- salva desidratada q.b. (porque não tinha fresca)
- sal e pimenta preta moída na altura
Começar por hidratar (colocar de molho em água) os cogumelos shitake e o tomate seco. Se for tomate seco conservado em azeite não é necessário. É só retirar do frasco. Picar e reservar.
Depois, cozinhar a quinoa: lavar muito bem a quinoa em água fria corrente e levar ao lume a água até ferver, juntar a quinoa, o sal e a manteiga - eu gosto de acrescentar só um bocadinho porque deixa a quinoa mais cremosa. Deixar cozinhar num tacho tapado, até a água evaporar. Reservar.
Preparar as beterrabas cortando-as em rodelas e colocando num tabuleiro forrado a papel vegetal, dispor as rodelas e temperar. Levar ao forno até estarem cozinhadas. Reservar.
Retirar os pés dos cogumelos Portobello e pica-los. Numa frigideira colocar a chalota e o alho com o azeite e deixar até ficarem transparentes, depois juntar o tomate seco picado e os pés dos cogumelos e os shitake, já demolhados, picados. Deixar refogar 1 ou 2 minutos para ganhar sabor e de seguida adicionar os espinafres. Deixar em lume baixo até os espinafres murcharem. Adicionar o queijo ralado na altura e temperar a gosto com a pimenta preta, o chili e o manjericão fresco picado.
Untar com um fio de azeite um tabuleiro de ir ao forno e colocar as cápsulas dos Portobello reservadas, recheá-las com o preparado anterior e colocar fatias de mozarela fresco por cima. Tapar com papel de alumínio e levar ao forno ventilado, pre aquecido a 200ºC por cerca de 20 a 25 minutos.
Próximo do fim, retirar a folha de alumínio para deixar o queijo ganhar cor.
Enquanto os cogumelos estão no forno, fazer o molho de tomate: colocar o azeite num tacho juntamente com a chalota e o aipo picado, mexer até ficarem transparentes, adicionar o alho picado e deixar cozinhar 1 minuto tendo cuidado para não deixar queimar. Adicionar o puré de tomate e o açúcar (que corta a acidez do tomate), temperar a gosto e deixar cozinhar uns minutos. Se acharem que o molho se está a pegar ao tacho ou muito seco adicionar um pouco de água.
Servir um cogumelo por pessoa com a quinoa e o molho de tomate separados no prato.
Aqui está uma refeição completa e cheia de coisas boas e muita cor.
Parece muito trabalho mas garanto que vale cada bocadinho.
Bom apetite.
quinta-feira, 24 de março de 2016
Portobello Recheados com Quinoa e Molho de Tomate
Etiquetas:
beterrabas,
cogumelos,
legumes,
saudáveis,
sem gluten,
vegetariano
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



0 comentários:
Enviar um comentário