Esta é uma das minhas receitas preferidas e muito boa para quando não está nada já preparado para a refeição.
Chamo-lhe uma espécie de risotto porque uso arroz carnaroli (especial para risotos) mas a receita é uma versão minha do arroz de lingueirão que a minha mãe faz (e não tem nada a ver).
Vão precisar de:
- 1 embalagem de miolo de camarão descascado (ou camarão e descascam o que é muito melhor)
- 2 chávenas de arroz carnaroli (ou arroz carolino)
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 colher sopa de açafrão
- 1/2 molho de espinafres bebés (ou 1/2 de uma embalagem)
- 1/2 copo de vinho branco
- Sal e pimenta q.b.
- Pimenta de caiena q.b. (porque gosto de sentir um ligeiro picante, pode omitir-se)
- Azeite q.b.
- 1 colher sopa de Manteiga q.b.
- Queijo parmesão ralado + lascas para finalizar (preferencialmente ralado/lascado na hora)
- 1 limão em quartos
Começar por colocar numa panela ao lume a cebola e 1 dente de alho picadinhos com um pouco de azeite e deixar até a cebola ficar transparente. Em seguida adicionar o arroz e deixa-lo fritar um pouco. Juntar o açafrão envolvendo bem. Juntar o copo de vinho branco e deixar evaporar, enquanto se vai mexendo para não deixar pegar ao fundo do tacho. De seguida adicionar água quente (mais ou menos 4 chávenas, pode ser preciso mais...eu vou adicionando depois conforme faz falta) gradualmente e temperar com sal e pimenta. Aqui é que eu faço batota e não vou juntando a água ao longo da cozedura como se faz num risotto tradicional, deixo a panela ao lume e vou apenas tendo o cuidado de vigiar e mexer de vez em quando para não deixar o arroz pegar (o que também resolvem facilmente se o tacho for anti aderente).
Entretanto e depois de deixar o camarão descongelar coloco-o numa frigideira com um pouco de azeite e tempero com sal e a pimenta de caiena, junto o restante alho picado e deixo-o fritar até estar cozinhado e sem água. Reservo.
Quando o arroz está mesmo quase cozido (deve estar cozido e com um pouco de caldo, sem ser exagerado) junto a manteiga e o queijo ralado (cerca de 1/2 chávena porque o mais velho não gosta do sabor muito abundante a queijo) e envolve-se bem. Adiciono nesta altura também o camarão já frito e por fim os espinafres crus. Envolve-se tudo muito bem enquanto se apaga o lume. Os espinafres acabam de cozinhar fora do lume. Eu gosto especialmente deles bem verdinhos ainda meio crús.
Deve servir-se logo.
Eu gosto de colocar no prato e adicionar mais queijo parmesão lascado/ralado mas o que eu gosto mesmo é de antes de juntar mais queijo espremer um quarto de limão no prato e envolver no arroz. O contraste entre o ácido e doce do açafrão é fantástico.
Bom proveito!
Nota: não, não sou patrocinada pela NOS. Mas não me importava.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

0 comentários:
Enviar um comentário